Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

CHEGAMOS!

Família e amigos, enfim chegamos a Aracaju!

Partimos de Itajaí com destino a Florianópolis às 3h da manhã junto com o outro grupo da UNIVALI que irá para Capela/SE. O erro foi pensar que a viagem poderia servir como algumas horinhas de descanso (já que a maioria de nós nem dormiu de ansiedade), pois a animação do grupo de Capela contagiou o ônibus inteiro não deixando ninguém dormir! O bom foi que o percurso passou super rápido. Já no aeroporto de Florianópolis, o primeiro destino, depois do check in, foi ir à cafeteria (é claro) já que tínhamos 3 horas de tempo livre até o nosso embarque. Depois do café, o jeito foi se acomodar nas cadeiras, nada confortáveis, e enfim descansar um pouquinho.

A viagem para Guarulhos foi bem tranqüila e rápida, mas foi muito esperada principalmente pelo Lucas e a Adri já que era o primeiro vôo deles. Chegando em Guarulhos já nos primeiros minutos avistamos vários grupos de rondonistas de todo o Brasil, todos com destino também à Sergipe. Ao contrário da primeira, o deslocamento de Guarulhos para Aracajú (com escala em Maceió) foi bem... turbulenta eu diria, as dores de ouvido que o digam. Em nosso avião havia rondonistas de Minas Gerais, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, e como estávamos próximos pudemos conhecer um pouquinho dos nossos colegas de operação. Não havia mais posições para dormir, o pescoço já doía demais e o lanchinho oferecido pela empresa do avião não conseguiu enganar a nossa fome... já estávamos loucos para chegar ao nosso destino final. Chegamos. Fomos recebidos por muitos flashes dos sargentos que esperavam por nós no aeroporto, tudo tranqüilo e as bagagens de todos chegaram... o único probleminha foi a mala da nossa amiga Imyra que chegou com o puxador totalmente destruído, mas o problema será resolvido no retorno à Florianópolis (segundo a empresa).

Fomos alojados no 28º Batalhão de Caçadores Campo Grande. O lugar é grande, muito arborizado e tem até caixa eletrônico e lanchonete (que conseguiu amenizar um pouco a nossa fome). Os meninos estão acomodados de um lado do quartel e as meninas do outro. As meninas (assim como os meninos) estão acomodadas todas em um mesmo quarto. O quarto é bem confortável e seguro, todas as camas e armários estavam identificados e tem até varal, geladeira com muitas garrafinhas de água gelada e televisão 29 polegadas (não que tenhamos tempo pra ela).

Depois de nos ajeitarmos, fomos recebidos no pátio com um bela apresentação dos militares. A cerimônia foi composta por muita música e homenagens... uma experiência inesquecível com certeza. Abaixo tem um vídeo da cerimônia.

Ás 19h foi a nossa janta (dentro do quartel mesmo) e depois estávamos livres para fazer o que quiser. Uns foram dormir, outros foram para o Pré-caju (uma prévia do carnaval, com vários trios elétricos) e nós (menos a professora Ana e Thafini) fomos para um centro de lazer do quartel para uma confraternização juntos com os outros rondonistas e professores.

As 5 horas da manhã fomos surpreendidos com a animada Alvorada, foram alguns minutos de músicas tocadas pela banda do 28° BC. Logo levantamos e corremos para fila do banho. Quanto aos banheiros..daremos detalhes pessoalmente, mas colocaremos algumas fotos..

Depois do café da manhã, fomos para a UNIT (Universidade Tiradentes) onde houve a Abertura da Operação, algumas palestras e a apresentação das universidades participantes. Para a apresentação, cada universidade teve de criar um grito de guerra, o nosso ficou assim: “Somos do Sul ê o, Somos do Sul ê o! Alegria, coragem e determinação, Univali no Rondon com toda empolgação!”

Mas de última hora, tivemos que juntar o nosso grito com o outro grupo da Univali, ficando assim: “Somos do Sul ê o, Somos do Sul ê o! Aí vem a Univali, vem com garra e vibração, viemos para Sergipe, pra fazer transformação!!!”

Encerradas as atividades na UNIT, voltamos ao quartel, almoçamos e então fomos ao tão esperado passeio turístico. O primeiro lugar visitado foi a capela na colina Santo Antônio. Depois conhecemos o mercado. O mercado é formados por 3 mercados. Nele havia desde hortifruti até animais para vender. Apesar do pouco tempo, conseguimos comprar algumas lembrancinhas e tirar muitas fotos. O último lugar visitado foi outro mercado onde havia uma lanchonete com muitos sucos regionais. Os sabores experimentados foram mangaba (aceito pelo Lucas e rejeitado pela Shaline), cajá com leite (muito gostoso) e tamarindo (azedinho mas gostoso). Eu e a Jéssica ficamos com o acarajé, muito saboroso por sinal.

Estamos nesse momento, aqui na arquibancada da quadra do quartel e daqui uns minutos teremos o jantar e mais a noite tempo livre como ontem.

Espero que tenham gostado (se é que não cansaram e desistiram de ler até o final) das nossas novidades. Amanhã de manhã nos deslocaremos para Arauá e aí sim as atividades e oficinas irão começar oficialmente. Muito em breve colocaremos mais novidades. Beijos e não se preocupem que todos estamos muito bem e super empolgados.

Obs: aqui está um calor de matar, mas o que salva é a brisa sergipana.

Ana Luiza

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Equipe!







Parte da equipe da Univali (faltam Imyra e Douglas), em noite de pizza e amigo secreto.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ansiedade!!!

estou ansiosa pela viajem!!! voces nao estao???? araua, ai vamos nos.... cheios de coisas pra ensinar, pra aprender e com o coraçao transbordando de carinho!!!
Algumas fotos de Arauá, feitas na viagem precursora em novembro.
Só pra aumentar a ansiedade!!!





segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ARAUÁ - SERGIPE - BRASIL






















Aí está!
No mapa esquerdo, a localização de Sergipe no nosso Brasil (tem um pontinho na ponta!).
Localizado na região Nordeste, é o menor estado brasileiro. É também o sexto estado menos populoso do país, com cerca de 2.068.031 habitantes. Banhado pelo oceano Atlântico, está situado entre a Bahia e Alagoas, sendo separado por este, pelo Rio São Francisco!!

No mapa direito, Arauá. A cidade que antes mesmo de conhecermos, já é nosso "xodó"!!
Pelo que se sabe, o nome da cidade baseia-se no rio Aruá, por ser rico em moluscos que habitam suas águas. Com o tempo, o nome passou de Aruá para Arauá.
Está localizada a 110km da capital, Aracajú. Com uma extensão de territorial de 256km², acredita-se que tenha por volta de 10.000 habitantes.
Sua base econômica é a agropecuária, principalmente na produção de laranja!!

Ansiedade a mil!!
Na regressiva: faltam 5 dias!!

Jessica