Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Chegamos em Arauá!!!!

Alo, alo!


Ontem não tivemos a noite livre como pensávamos. Acabamos ficando no Batalhão mesmo, jogando baralho e arrumando as malas para viajar.
Então, aqui estamos, finalmente!

A viagem não levou mais de 1.30h..
A estrada é boa e asfaltada, com bastante verde ao redor, porém um tanto quanto queimado. Vimos muitas plantações de laranjas e chegando em Arauá, alguns assentamentos do Movimento Sem Terra.

Paramos primeiro na cidade de outra equipe de rondonistas, Santa Luzia de Itaim. Quando chegamos na cidade, todos que cruzavam com nosso ônibus acenavam com tchauzinhos, do lado de dentro era a mesma euforia..todos querendo “correr pro abraço”!! Enquanto os colegas desembarcavam, algumas crianças logo chegaram cheias de curiosidades..

Aqui em Arauá fomos recepcionados com faixas de boas vindas e chegando na escola em que ficaremos alojados, fomos recebidos com muita alegria pelos profissionais Silvana e Kanu. Inclusive a prefeita Dn. Ana fez questão de vir nos dar as boas vindas, dando um caloroso abraço em cada rondonista!

Ajeitamos nossos alojamentos, inflando nossos colchões de ar, penduramos nossos varais, organizamos nosso QG (a sala de materiais) e fomos almoçar!!
No almoço, um banquete: salada de alface, legumes, feijão, arroz, frango e até Sarapatel!! Este último é um prato típico da região. Preferia não ser eu a descrever, mas como pediram...ele é feito de miúdos do porco, ou seja, pâncreas, rim, fígado....ah, mas intestino e estômago não vão! E vai nessa mistura de visceras, sangue de porco e limao pra amenizar o gosto forte... pro nosso paladar sulista não agradou muito não, mas estamos aqui para experimentarmos de tudo! Teve, ainda, sucos geladinhos de umbu e de mangaba, frutas aqui da região... uma delicia!! O de umbu é parecido com caldo-de-cana e o de mangaba é... como vou falar... é algo inexplicável! “Pesado”, descreve Lucas e ácido. Amanhã as cozinheiras nos trarão as frutas para conhecermos. E por falar nelas, são duas, que ficam conosco da hora do café da manhã até as 20hs, hora que recolhem a janta. Elas usam touquinhas e tudo...

A tarde fizemos nossa primeira reunião com o grupo todo. A Jéssica começou a reunião com a apresentação de cada um e foi o maior choratéu... A Jéssica nem conseguiu falar, a Shaline foi toda emoção quando falou da saudade que sente dos pais, a Imyra suspirava ao falar do quanto a Medicina e o Rondon são partes essenciais em sua vida, a Adri chorou enquanto agradecia a pro Ana por te-la convidado para esta operação e eu soluçava enquanto a pro Ana falava sob lágrimas acerca de tudo que estava acontecendo.... ufa! Quase choro de lembrar...

A seguir lanchamos um bolo muito bom em comemoração ao aniversário da Jéssica e do Ivair que faz amanhã. Cantamos parabéns pela vigésima vez para ela, que se emocionou mais uma vez. O Ivair dedicou data tao especial a sua querida mãe que o deixou em 2009. E foi a primeira vez que tomamos Coca-Cola!!!! Graças a Deus, ouvia-se dizer da boca dos cocólatras...

Fomos passear pela simpática cidade após isso. Todos foram muito hospitaleiros. Abanavam e a cidade toda foi até as janelas das suas coloridas casas curiosos para nos conhecer. E, pasmem! Arauá tem mais sapos que habitantes! São enormes, quase não pulam e são gordos! Parecem a Sophia, bulldogue inglesa que tenho la em casa. São assim devido ao grande número de cupins que tem pra eles comer. A praça da cidade e a igreja matriz são muito bonitinhas! Vamos postar umas fotos pra voces verem.

Bem, agora já tomamos banho e estamos em nossa sala mexendo em nossos computadores para preparamos os últimos detalhes da operação que tem sua abertura oficial amanhã. A sala em que vamos dormir é outra novela com final mais que feliz! Nosso “anjo”, o sargento Menezes que veio nos acompanhar, conseguiu a sala de informática para dormirmos, que tem dois ar-condicionados, teto fechado e janelas seguras. Salve nosso “anjo”! Agradecimentos eternos à voce por fazer das tripas coração para nos ajudar...

Deixamos beijos e abraços fortes de boa noite. Até amanhã se os sapos, as baratas e outros seres que tem por aqui não nos devorarem! He he he...

8 comentários:

  1. Sejam bem vindos galera... mto boa a recepção q a prefeita Dona Ana deu pra vcs!! abraços aydan

    ResponderExcluir
  2. Uma bela descrição do sucedido desde que saíram de Navegantes até arribar em Arauá. Achei verdadeiramente adequada a forma de descrever detalhadamente os momentos mais marcantes.

    Têm que aproveitar muito os dias que estejam aí já que o tempo passará logo! Quando visitamos um lugar novo temos a percepção do tempo passar mais rápido.Sei com certeza que as inumeráveis experiências continuarão sucedendo.

    O trabalho que vocês fazem é mui importante!E a causa é nobre...ditosos vocês que podem fazer uma diferença positiva na vida de outra pessoa de uma forma totalmente desinteressada. Admiro muito seu valor e determinação. Bravo! Para vocês que doaram um pouco de suas vidas para ajudar ao próximo.Se todos tivéssemos um pouquinho de vossa determinarção e perseverança seria uma humanindade mais compassiva. Vocês são um expemplo de cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo!!!
    Obrigada pelas palavras. Ficamos emocionados.
    Mas quem é você???? Estamos curiosos!!

    ResponderExcluir
  4. Arauá tem mais sapos que habitantes?? Onde vc viu isso??

    ResponderExcluir
  5. Foi uma observação equivocada de Thafini com relação ao número de sapos na cidade.
    O termo 'bonitinha' se referindo à cidade e a igreja, sooou um tanto pejorativo.
    O local de alojamento não precisava de tanta segurança porque a cidade é não oferece tantos perigos, como Thafini deixou a entender.
    Para finalizar, nem os sapos, nem as baratas, nem os outros seres ( imagino que sejam os hábitantes),iriam devorar vcs, pois só devoramos coisas boas e não pessoas que visitam nossa cidade com preconceitos.

    ResponderExcluir
  6. Não vi maldade na descrição! E usa-se uma forma de expressar certas coisas para não aborrecer o leitor com tantas palavras.

    Desde a primeira vez que eu li a descrição, senti-me como se estava em Arauá e jamais passou pela minha mente que ela estivesse sendo em alguma forma depreciativa ou ofensiva.
    Se repara, ela expressa algumas coisas em diminutivo como por exemplo: geladinho e, creio que no caso da cidade e igreja sendo bonitinhas expressou-se carinhosamente...e claro, cada pessoa interpreta livremente certas expressões.

    Qualquer pessoa sensata nunca pensaria que em Arauá o número de sapos surpassa os habitantes.

    Achar que ela se expressou preconceituosamente é uma distorção do seu caráter sem lhe conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Thafini, que pena que você não teve uma boa impressão de nossa pequenina Arauá (encontrou mais sapos do que gente), um povo que lhe recebeu tão bem , e confesso, DE CORAÇÃO ABERTO! Talvez as colocações infelizes que estão no blog, não seriam colocadas por nenhuma pessoa que reside aqui, se por um acaso fosse visitar a sua cidade. Somos um povo educado e civilizado, embora não tenha lhe parecido ser. Vivemos numa região de sítios e fazendas...Seria difícil aqui você encontrar canguru, lhama, pinguins, urso polar...Ou aí na sua cidade não tem sapos, cupins, baratas, mosquitos?????
    Talvez aquela simpatia toda demonstrada por você, fosse uma FARSA. E o Projeto Rondon deveria a partir de agora, usar mais um critério para selecionar os participantes: HUMILDADE E CARÍSMA, os demais Rondonistas esbanjavam esse comportamento a todo o tempo, e percebi que era sem farsa.Agora você, reflita sobre o que escreveu!!!! Cuidado com o PRECONCEITO REGIONAL E CULTURAL!!!!

    ResponderExcluir